É importante lembrar que quando falamos em “prevenção” do uso indevido de drogas, a participação dos alunos é fundamental. Podemos conhecer seus contextos e explorar suas experiências e vivências no assunto. Evite apenas “exibi-los” sem a devida mediação. Estas ferramentas artísticas podem iniciar ou complementar as discussões em classe. Esses materiais corroboram com a perspectiva de abordagem participativa e dialógica proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN sobre saúde (BRASIL, 1998) e pela Cartilha do Educador (BRASIL, 2011).

Ao utilizar os recursos audiovisuais, imagéticos , jogos ou  letras de música, sugerimos que busque gerar debates com questões norteadoras que deem poder de voz aos jovens. Assim, você pode tocar em pontos cruciais e que deseja sinalizar com eles ao longo da discussão. Dessa forma, você se organiza para não permitir que o debate se disperse. Tempos de aula curtos demandam menos questões. Dar voz aos alunos é um grande passo rumo a prevenção!

Filmes

Alguns Filmes sobre Drogas para exibir e gerar discussões acerca do tema​

Todos os filmes aqui sugeridos são encontrados gratuitamente no youtube. Caso sua escola não tenha wi-fi, você pode baixá-los e utilizar em projeções com Data Show , em computadores ou até mesmo nas smart TVS com entrada USB. Você pode baixar um programa chamado “a-Tube catcher” ou similares que farão o download dos vídeos e você poderá grava-los em um pen-drive para uso nas escolas.

Não se esqueça de avaliar a classificação indicativa antes de utilizar o filme com seus alunos!

A seguir deixamos um catálogo de filmes organizado pela Professora Rosana Gerpe, resultado de um TCC sobre Filmes que podem ser utilizados no Ensino das Ciências. Clique abaixo para baixá-lo.

CATALOGO DE FILMES GRATUITOS SOBRE DROGAS 2018

Bicho de Sete Cabecas

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois chega ao seu limite, até que o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento. O filme traz o dilema da família e do uso recreativo de drogas entre esse Neto.

Meu Nome Não É Johnny

João Guilherme Estrella é um jovem da classe média que se torna o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. O rapaz inteligente e adorado pelos pais passa a ser investigado pela polícia e enfrenta a dura realidade de um criminoso. Realidade ou ficção? Que tal conversar com nossos jovens a respeito?

Eu, Christiane F 13 Anos, Drogada e Prostituída

Na década de 70, em Berlim, a adolescente Christiane é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a “Sound”, discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece Detlev e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se. Será possível que os jovens percebam associações com a realidade atual?

Cidade de deus

Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 70, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar e Zé Pequeno, um ambicioso traficante que usa as fotos de Buscapé para provar como é durão. Será que a realidade do tráfico de drogas é a mesma? Que influências isso apresenta na vida de nossos jovens?

Carandiru

Um médico sanitarista se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante os anos 90. Convivendo diariamente com a dura realidade dos encarcerados, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. Paradoxalmente, conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador daqueles que tanto mal parecem ter feito à sociedade. Drogas e sistema prisional… uma ótima oportunidade de discutir a vulnerabilidade social com nossos estudantes.

Quebrando o Tabu

Quebrando Tabu é um documentário que propõe um debate sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo. Participações de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella e Paulo Coelho. Um vídeo que questiona as políticas públicas acerca dos usuários e oferece reflexões importantes acerca do consumo de entorpecentes no Brasil e no mundo.

Guerra ao Drugo

Essa animação curta metragem faz um questionamento social ao proibicionismo e ao amedrontamento como forma de prevenção. Trata-se de uma fábula como se fosse um conto de fadas, com reis e cavaleiros. Nesse cenário, um dragão chamado Drugo é banido pelo rei, que se preocupava com o fato das pessoas passarem tempo demais com o dragão. Subliminarmente, traz reflexões acerca das políticas públicas de controle de entorpecentes e questiona se a proibição é a melhor estratégia para uma convivência harmônica entre os seres humanos.

Hapiness

A animação Hapiness foi produzida pelo ilustrador britânico Steve Cutts. Ela traz o cenário da sociedade do consumo, questionando nossas relações com os alimentos, com as drogas, com o prazer. Que tal levarmos para nossa aula e pensarmos em todas essas questões do mundo contemporâneo?

Tim Maia

Baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”, a cinebiografia narra os 55 anos da história de um dos artistas mais importantes e respeitados da música brasileira, Tim Maia. Ele veio de uma origem pobre e chegou ao ápice de sua carreira como intérprete, passando por momentos marcantes como sua viagem para Nova York, sem dinheiro e sem falar uma palavra em inglês. Se envolveu em casos recreativos e consumo abusivo de drogas como o álcool e a cocaína. Em bom contexto para se discutir a fama, e o poder do dinheiro sobre a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Sem Limites

Encarando o desemprego e a rejeição de sua namorada, o escritor Eddie Morra tem certeza que não tem mais futuro. Mas tudo muda quando um velho amigo lhe dá uma droga que melhora as habilidades mentais. Viciado nesta química ainda não testada, Eddie chega ao topo do mundo financeiro e chama a atenção de um magnata que pretende usá-lo para fazer fortuna. Mas terríveis efeitos colaterais e a diminuição do estoque da droga ameaçam o colapso de Eddie. Verdade? Mito? Até que ponto substâncias psicoativas podem fazer bem e causar danos?

Crack, repensar

Esse documentário produzido pela Fiocruz explora a nossa sociedade da dependência química e do uso recreativo. Questões como a política de Redução de Danos (RD), a internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário Crack repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública, acadêmicos, gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em nossa sociedade. Será que nossos adolescentes conhecer outros olhares acerca das drogas?

Cortina de Fumaça

Nesse documentário Brasileiros e estrangeiros analisam a questão do consumo e do tráfico de drogas pelo viés político-social. O Brasil, com especial atenção para o Rio de Janeiro, tem destaque na abordagem. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de Raúl Zaffaroni, Fernando Gabeira, Antonio Escohotado, está entre as 34 personalidades que deram seus depoimentos neste filme. A discussão se amplia para o campo da saúde, corrupção e violência, temas intimamente ligados ao tabu que ganhou uma nova visão neste início de século, com foco no questionamento do discurso da proibição. Que tal oferecermos novos elementos sociais para que nossos jovens sejam mais críticos e entendam toda a dinâmica social envolvida por trás do consumo de entorpecentes?

Mac & Devin ir para a escola

A trama é ambientada no colegial, em que o veterano Mac, personagem vivido por Snoop, curte a vida como um dos alunos mais populares da escola, sem pressa para terminar os estudos, enquanto Devin, personagem vivido por Wiz Khalifa, é um verdadeiro nerd em busca das notas perfeitas para garantir sua vaga na universidade. E nesse contexto, como os jovens se comportam frente ao consumo de produtos entorpecentes? O que nossos jovens dizem a respeito?

Ilegal superinteressante

Esse documentário conta a história de crianças com síndromes neurológicas graves e que desenvolvem convulsões que debilitam a qualidade de vida de algumas crianças. Nesse caso, um dos princípios ativos da maconha (o CBD – canabidiol) ajuda a acabar com esse problema.  O problema é que a maconha é proibida no Brasil. Para tratar sua filha, muitos pais adotaram medidas ilegais.  Esse documentário de 2014  inspirou o Repense, campanha criada para incentivar o debate e espalhar informação sobre o uso medicinal de maconha no Brasil. Depois, o caso foi parar na TV, em programas como Fantástico e Encontro. O filme acende a discussão em torno do uso medicinal da maconha e aborda as dificuldades burocráticas e jurídicas pelas quais passam alguns pacientes que só encontraram na Cannabis a solução para seus problemas de saúde. Que tal conhecer um pouco mais a respeito das propriedades terapêuticas do CBD?

Músicas

Nesse espaço você encontrará algumas músicas (clipes ou apenas as canções) que possam servir de ferramenta para iniciarmos debates sobre o tema drogas. Cada música se abre a um ou múltiplos assuntos. E o mediador fará a diferença, para que todos possam discutir e participar. As canções aqui propostas são encontradas também gratuitamente no youtube. Caso sua escola não tenha wi-fi, você pode baixá-los e utilizar em projeções com Data Show , em computadores ou até mesmo nas smart TVS com entrada USB, como orientamos acima.

Utilizar letras de músicas que fazem críticas sociais é uma boa ferramenta para permitir que os jovens reflitam sobre suas vidas e sobre as políticas sociais que constituem nossa sociedade.

Cabe lembrar que essas canções não buscam fazer qualquer apologia. São apenas instrumentos que podem ser apropriadas com fim pedagógico, em que o professor, agente pedagógico ou pais podem utilizar para conhecer mais os jovens e ver o que eles pensam a respeito. Através do esclarecimento, nos aproximamos da prevenção e de práticas nocivas à saúde dos jovens.

Cachimbo da paz - Gabriel o Pensador

A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas autoridades
O cacique oficial viajou pro Pantanal
Porque aqui a violência tá demais
E lá encontrou um velho índio que usava um fio dental
E fumava um cachimbo da paz
O Presidente deu um tapa no cachimbo
E na hora de voltar pra capital, ficou com preguiça
Trocou seu paletó pelo fio dental
E nomeou o velho índio pra Ministro da Justiça
E o novo ministro, chegando na cidade
Achou aquela tribo violenta demais
Viu que todo cara-pálida vivia atrás das grades
E chamou a TV e os jornais
E disse: Índio chegou trazendo novidade
Índio trouxe o cachimbo da paz.

A semente - Bezerra da Silva

Meu vizinho jogou
Uma semente no seu quintal
De repente brotou
Um tremendo Matagal (meu vizinho jogou)

Quando alguém lhe perguntava
Que mato é esse que eu nunca vi?

Ele só respondia
Não sei, não conheço isso nasceu ai

Mas foi pintando sujeira
O patamo estava sempre na jogada
Porque o cheiro era bom
E ali sempre estava uma rapaziada

Os homens desconfiaram
Ao ver todo dia uma aglomeração
E deram o bote perfeito
E levaram todos eles para averiguação e daí

Na hora do sapeca-ia-ia o safado gritou
Não precisa me bater, que eu dou de bandeja tudo pro senhor
Olha aí eu conheço aquele mato, chefia
E também sei quem plantou

Quando os federais grampearam
E levaram o vizinho inocente
Na delegacia ele disse
Doutor não sou agricultor, desconheço a semente

sinopse: quinta feira

Ainda me lembro bem daquela quinta-feira
Cinco malandro em volta da fogueira
Ouvi o grito de dor de um homem que falava a verdade
Mas ninguém se importava
Botava pra fora tudo o que sentiu na pele
Mas ninguém lhe dava ouvidos não
Ouvi o grito de dor de um homem que falava a verdade
Mas ninguém se importava
Botava pra fora tudo o que sentiu na pele

Mas ninguém lhe dava ouvidos não

Deixou a marca da fogueira que acendeu pra se livrar do frio que mata
Miséria impune, notável, sincera não acaba nunca
Deixou a marca da fogueira que acendeu pra se livrar do frio que mata
Miséria impune, notável, sincera não acaba nunca

Parecia inofensiva mas te dominou, te dominou
Te dominou, dominou

musica lança perfume

Lança menina
Lança todo esse perfume
Desbaratina
Não dá pra ficar imune
Ao teu amor
Que tem cheiro
De coisa maluca
Vem cá, meu bem
Me descola um carinho
Eu sou neném
Só sossego com beijinho
Vê se me dá o prazer
De ter prazer comigo
Me aqueça!
Me vira de ponta cabeça
Me faz de gato e sapato
E me deixa de quatro no ato
Me enche de amor, de amor
Oh!

Charges

Nesse espaço você encontrará charges e outros recursos visuais que podem oferecer espaços de discussão sobre o tema drogas em diferentes ambientes. É sugestivo que os professores levem essas discussões para a sala de aula, desenvolvendo o senso crítico dos jovens através da escuta de seus posicionamentos e experiências.

As charges são bons instrumentos para esse fim, pois estimulam o caráter opinativo dos sujeitos. Todas as imagens aqui nesse site são encontradas no banco de imagens do Google. Um dos trabalhos nas publicações discute essa perspectiva educativa das charges com viés preventivo. Vale dar uma olhadinha!

As charges podem promover discussões mais consolidadas se você utilizar questões norteadoras para debatê-las. Questione os adolescentes e conheça o que eles pensam a respeito.

Jogo da Onda – Um jogo sobre Drogas para diferentes espaços e sujeitos

Esse é o jogo da Onda digital. Um material livre e gratuito produzido pelo LEAS (Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz.

Sua primeira versão foi impressa e foi elaborado pelas pesquisadoras Sandra Rebelo e Simone Monteiro na década de 90. Essa primeira versão foi programada para ser jogada de 4 a 8 participantes (organizados em duplas) a partir de 12 anos, podendo ser usado em contexto de ensino formal e não formal por professores, jovens, pais, profissionais da saúde, bem como no contexto do trabalho ou como forma de lazer.

O jogo impresso é constituído por: 1 tabuleiro, 1 dado, 4 pinos e 4 baralhos. O baralho laranja descreve o conceito e efeitos de drogas lícitas e ilícitas; o baralho vermelho contém perguntas e respostas sobre aspectos jurídicos, conceitos/classificação das drogas e as consequências do uso abusivo; os baralhos verdes e azuis apresentam situações do cotidiano associadas ao consumo de drogas, como relacionamento familiar, políticas educativas, conflitos pessoais; pressão social do grupo, Aids, saúde sexual e reprodutiva, dentre outros; o baralho verde difere do azul por conter mensagens sobre o tema abordado na carta. Acompanha o jogo um encarte com as regras e um guia para pais, jovens e educadores com dicas de aplicação do jogo, bem como sugestões de leituras, sites e filmes, que permitem um aprofundamento sobre o tema.

Dado as demandas de diferentes Secretarias de Saúde e Educação, o desejo de disseminar o material e torná-lo gratuito para os professores e para as escolas se tornou realidade! Os pesquisadores do LEAS, Simone Monteiro e Francisco Coelho, em parceria com o web de jogos digitais  Ricardo Basílio (NUTES/UFRJ), adaptaram o formato impresso de tabuleiro para a versão digital. Ele se tornou um REA, Recursos Educacional Aberto. Livre acesso para todos!

Para usar essa versão digital, basta acesso a internet. Caso sua escola não tenha acesso à internet, você pode baixar em casa e instalar em um dos computadores ou até mesmo em seu computador. Ele pode, inclusive, ser manipulado do celular.

Os estudos acerca desse jogo revelaram que a presença de um educador (um mediador ou alguém que funcione como uma liderança)  pode potencializar os debates dos temas abordados no material, mas, não é condição primordial para o uso do jogo. Tal presença só é necessária quando os participantes não têm domínio de leitura. Os processos de avaliação também indicaram que a maioria dos jovens considerou que o Jogo da Onda propicia a compreensão de temas referentes ao consumo de drogas, particularmente os conceitos e efeitos das drogas e sua relação com o contexto familiar. Os estudantes valorizaram o enfoque interativo e lúdico do Jogo da Onda, aspecto determinante para jogarem novamente, destacando que ele se diferencia das abordagens educativas centradas apenas na divulgação de informações.

Então, que tal levar mais essa ferramenta para a sua escola e realizar uma aula bem divertida dialogando com diferentes saberes?

Então.. Que tal conversarmos um pouco mais sobre Drogas de forma lúdica e participativa?

Acesse o site da Fiocruz e conheça melhor o jogo:

https://editalrea.campusvirtual.fiocruz.br/rea/jogo-da-onda/

 

Planos de Aula

Nesse espaço você encontrará alguns planos de aula construídos pela Equipe Educação, Drogas e Saúde e demais professores que cederam suas propostas para esse site. Assim, estimulamos novas práticas, mais inovadoras, menos preconceitosas e mais esclarecedoras acerca do tema, que estimulam o potencial crítico de nosso jovens e não os adestrem.

Sugerimos que essas aulas sejam apenas modelos, adaptados às distintas realidades dos jovens. Caso tenha desenvolvido alguma aula interessante e queira compartilhar conosco, sinta-se convidado! Quanto mais profissionais abertos e esclarecidos, construiremos jovens mais preocupados com a saúde individual e coletiva que busquem reduzir danos e promover qualidade de vida.

Clique no template abaixo (template planodeaula educdrog), baixe em seu computador e nos envie pelo e-mail do site com uma declaração de autoria. Assim, sua aula será compartilhada por outros colegas.

template planodeaula educdrog

Textos de apoio para o professor centrado na Redução de Danos

Queridos educadores,

Neste espaço você encontrar alguns textos de apoio centrados na abordagem pedagógica da Redução de Danos. Leia, explore, ouse! Você pode adaptar o material, utilizá-lo em suas aulas e até mesmo compartilhar em outras esferas educativas não formais. O mais importante (e intrigante) é oferecermos elementos para repensarmos nossas relações com o uso e o abuso de diferentes produtos e substâncias em nosso cotidiano.

 

Nesse espaço você encontrará alguns textos de apoio construído por pesquisadores e professores do GPED/UERJ e por colegas da Abramd Educação e outros colegiados que formam nossa grande rede Educação sobre Drogas. Você pode utilizá-los para compreender mais sobre o assunto antes de realizar a leitura dos artigos (que estão na seção Pesquisas e publicações). Quem sabe você não se interessa em levar um desses materiais para suas aulas? Ele pode se tornar um bom material paradidático. Uma boa proposta, não?  Você também pode aliá-los com outras ferramentas e estratégias pedagógicas que estimulamos no site. Sinta-se confortável para esclarecer, dialogar e preconizar uma prática pedagógica redutora de riscos e danos.

 

Programa PERAE

O PERAE é um programa de prevenção para ser aplicado em escolas, que pode re­duzir os problemas do uso de álcool e o próprio consumo entre jovens, se implementado como recomendado. Trata-se de um programa preventivo que foi construído com base em dois pilares principais: a experiência dos jovens e a evidência científica.

O projeto foi originalmente desenvolvido na Austrália por pesquisadores do Na­tional Drug Research Institute, da Curtin University, onde é conhecido por SHAHRP (School Health and Alcohol Harm Reduction Project). O SHAHRP foi adaptado para o Brasil por pesquisadores do NEPSIS (Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substân­cias) do Departamento de Psicobiologia, da Universidade Federal de São Paulo. A versão brasileira do programa foi nomeada PERAE (Programa de Estímulo à Saúde e Redução de Riscos Associados ao Uso de Álcool Aplicado ao Ambiente Educacional).

Acesse o site do NEPSIS e conheça um pouco mais do PERAE e de outras ações no Núcleo. Você encontrará vários materiais e cursos que podem oportunizar novos olhares e entendimentos para uma Educação sobre Drogas em sua escola.  Trata-se de mais um caminho preocupado em problematizar e repensar o uso abusivo de álcool nas escolas. Vale a pena visitar!

https://www.nepsiseducacao.com.br/perae